Prefeitura de Belém envia à Câmara de Vereadores projeto de reforma administrativa; veja mudanças
22/01/2025
Reforma administrativa será votada na Câmara Municipal de Belém (CMB) no dia 27 de janeiro. Sede da Prefeitura de Belém.
Amarilis Marisa/Agência Belém
A Prefeitura de Belém enviou à Câmara Municipal de Vereadores o Projeto de Lei da reforma administrativa do governo municipal. Entre as medidas estão redução de cargos comissionados e incorporação de secretarias.
A reforma administrativa será votada na Câmara Municipal de Belém (CMB) na próxima segunda-feira (27).
Segundo o prefeito de Belém, Igor Normando, serão 600 cargos comissionados extintos, o que deve gerar uma economia de R$ 30 milhões aos cofres públicos em um ano. A redução será 2.800 para 2.200 comissionados.
As secretarias e coordenadorias do município também serão reduzidas. Passam de 36 para 32 unidades administrativas. Algumas secretarias serão extintas e outras incorporadas a órgãos já existentes.
Reforma Administrativa Municipal: projeto de lei é enviado para a câmara dos vereadores
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), por exemplo, vai se unir à Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade.
Já a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) será extinta e dará lugar à Secretaria de Obras e Infraestrutura.
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O projeto de reforma administrativa também prevê mudanças na Fundação Escola Bosque (Fubosque). De acordo com a prefeitura, ela perde o status de Fundação e passa a ser gerida pela Secretaria Municipal de Educação.
A mudança deve gerar uma economia de 5 milhões de reais por ano, informou a administração municipal.
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