Estudantes retratam história e cultura local em exposição no Museu Histórico de Divinópolis
24/11/2024
Exposição "Cores na Bagagem" reúne trabalhos artísticos e literários criados por estudantes do ensino médio da Escola Estadual Dona Antônia Valadares em comemoração aos 80 anos da instituição. Visitação vai até o dia 6 de dezembro. Exposição Cores na Bagagem celebra 80 anos da Escola Estadual Dona Antônia Valadares em Divinópolis
Scretaria Municipal de Cultura de Divinópolis/Divulgação
O Museu Histórico de Divinópolis está com a exposição "Cores na Bagagem" aberta ao público até o dia 6 de dezembro. A mostra reúne trabalhos artísticos e literários criados por estudantes do ensino médio da Escola Estadual Dona Antônia Valadares em comemoração aos 80 anos da instituição.
A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, com entrada gratuita.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG
Organizada pelos professores Maria Clara Delpino e Fillipe Gontijo Evangelista, a exposição apresenta um panorama criativo sobre a cidade, com obras que exploram temas como paisagens locais, literatura e identidade cultural.
Cerca de 1,4 mil estudantes participaram da iniciativa, dividida em três frentes:
Primeiro ano: pinturas em tela representando paisagens e lugares marcantes de Divinópolis.
Segundo ano: exploração de textos literários inspirados na cidade.
Terceiro ano: representações artísticas de símbolos e ícones culturais locais.
Museu Histórico de Divinópolis recebe exposição 'Cores na Bagagem'
Para a professora Maria Clara, a mostra não apenas celebra o legado da escola, mas também ressignifica a relação dos jovens com a cidade.
“A produção desses trabalhos durou meses de aprendizado, leituras, sorrisos e muita dedicação. Após essa longa jornada, é com alegria e satisfação que apresentamos uma pequena parte da Divinópolis captada pelos olhares perspicazes dos estudantes da Escola Estadual Dona Antônia Valadares”.
“Essa exposição é uma pequena amostra da grandiosidade do trabalho que envolveu nossos alunos. É um convite à comunidade para enxergar Divinópolis sob um olhar renovado e perspicaz", completou a professora.
Para Faber Clayton, coordenador de Memória e Patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura, a exposição vai além da arte.
“É uma proposta rica em detalhes, que contemplou edifícios e espaços históricos da cidade, mostrando com criatividade pontos importantes de Divinópolis".
📲 Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas
n